Alunos Vet USP

REGULARIZAÇÃO DE ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS

De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 5528, DE 18 DE MARÇO DE 2009 fica dispensada a realização de convênio entre as instituições em caso de estágios para alunos da USP. 

Para realizar estágio em instituições e empresas no Brasil será necessário o cadastro da instituição de destino e o respectivo representante legal. É obrigatória a assinatura dos termos de compromisso de estágio (inclusive entre departamentos da USP).

Para saber se a instituição está cadastrada, acesse o link. Se não tiver cadastro, entregar via e-mail, ou no Serviço de Graduação, cópia simples dos seguintes documentos:

Emitir Comprovante CNPJ: Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral (CNPJ)

Emitir Certidão Negativa de Pessoa Física: Certidão Negativa de Pessoa Física – CFMV

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

 1 – Normas do Estágio Curricular Obrigatório da FMVZ-USP  (Normas Estágio Curricular Obrigatório  atualizado em 11/12/2019)

A tramitação de todos os procedimentos poderá ser eletrônica, portanto recomendamos o envio de documentos para o Serviço de Graduação/Setor de Estágio, através do e-mail: estagiofmvz@usp.br.

            

Calendário Atividades Estágio Curricular Obrigatório – 2º sem/2022(atualizado em 26/05/2022)

2 – Matrícula na Disciplina do Estágio Curricular Obrigatório – 2° sem/2022

Para solicitar a matrícula, o aluno deverá enviar o formulário de inscrição preenchido. O formulário é encaminhado ao e-mail das turmas nos 1º e 2º semestres do ano e disponibilizado também através do link abaixo:

https://forms.gle/JrznmkWdre4GYYEJ6

A matrícula do aluno só será regularizada caso os termos de compromisso e o plano de atividades do estágio, devidamente preenchidos e assinados, forem entregues no Serviço de Graduação.

3 – Carta de Apresentação:

Caso necessite de Carta de Apresentação (ou carta de solicitação de Estágio Curricular Obrigatório) o aluno deverá utilizar o documento abaixo, que poderá ser assinado pelo docente orientador. Caso necessite da assinatura da presidente da Comissão de Graduação, encaminhar o documento para o e-mail: estagiofmvz@usp.br.

Carta de apresentação Estágio Obrigatório FMVZ – 2020 (Última atualização em 15/01/2020)

4 – Termos de Compromisso

O aluno deverá escolher o modelo adequado ao seu caso (empresa, profissional autônomo, departamento da FMVZ-USP ou outras Unidades USP) e entregar, via e-mail estagiofmvz@usp.br, devidamente preenchido e assinado antes do início das atividades (antecedência de no mínimo 30 dias).

Obs: Se for impresso, o aluno deverá apresentar 03 (três) vias (uma para cada parte: aluno, empresa e FMVZ-USP), para assinatura. 

5 – Rescisões (se necessário):

6 – Relatórios e Bancas de Avaliação do Estágio Curricular Obrigatório:

https://forms.gle/zVW5yZe8taNatsja7

 

https://forms.gle/TWHZdB21zjWyqyBn8

7 – Carta Convite da Banca de Estágio

O aluno deverá encaminhar devidamente preenchido aos membros da banca o documento abaixo:

Carta convite banca – 2020    (Última atualização em 15/01/2020)

8 – Carta de Agradecimento da Banca de Estágio
O docente deverá entregar o documento abaixo devidamente preenchido aos membros da banca no dia da apresentação do aluno

Carta agradecimento banca – 2020    (Última atualização em 15/01/2020)

9 – Avaliação Mensal do Estágio (local de estágio)

O aluno deverá entregar ao docente orientador, ao final do período do estágio no local/empresa, o formulário abaixo devidamente preenchido e assinado, pois a avaliação integrará a nota final do Estágio Curricular Obrigatório.

Formulário de Avaliação Mensal do Estágio   (Última atualização em 12/07/2022)

10 – Formulário de Apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

O docente orientador deverá entregar, ao final da apresentação, no Serviço de Graduação ou e-mail: estagiofmvz@usp.br o formulário abaixo devidamente preenchido e assinado:

Banca-Avaliacao-final-TCC-2022   (Última atualização em 07/03/2022)

Obs.:  Sugerimos que os alunos entreguem os relatórios mensais e finais do estágio (impressos ou em PDF) ao docente orientador com antecedência.

11 – Documentos em inglês e atividades no exterior compatíveis com estágio:

Para realizar atividade em outro país que seja compatível com o estágio será necessário submeter ao estagiofmvz@usp.br:

a) carta de aceite da instituição
b) comprovante de proficiência na língua nativa do local da atividade, de acordo com as regras da CCINT, caso o intercâmbio seja via Escritório. O comprovante de proficiência pode ser fornecido pela instituição que está aceitando o aluno, caso não seja pela CCINT, de acordo com as Normas de Estágio Curricular Obrigatório da FMVZ.
c) plano de estágio assinado pelo orientador/a do aluno/a;

PLANO-DE-ATIVIDADES-ESTAGIOS INTERNACIONAIS

d) É altamente recomendável a apresentação de seguro contra acidentes pessoais, para cobertura de eventuais despesas médicas em outro país;
e) termo de compromisso simplificado assinado, caso a instituição não tenha convênio com a FMVZ-USP (http://ccint.fmvz.usp.br/);

Termo-Compromisso-inglês-–-2021      (atualizado em 26/05/2021)

f) avaliação do local de estágio

Avaliacao local estágio inglês – 2020   (atualizado em 16/01/2020)

12 – Outros documentos (Se necessário):

Lista para registro de frequência/presença no Estágio Curricular Obrigatório para apoio do estagiário e supervisor local, caso necessário.

Lista de frequência – presença ECO

Texto padrão para prestar esclarecimentos aos locais de estágios quanto aos documentos que a FMVZ-USP solicita.

DOCUMENTO-DE-ESCLARECIMENTO-QUANTO-AOS-ESTÁGIOS

Regulamentação do formato de realização das bancas de avaliação final do Estágio Curricular Obrigatório do curso de Medicina Veterinária da FMVZ-USP

http://www.leginf.usp.br/?portaria=portaria-gr-no-7687-de-23-de-dezembro-de-2021

Portaria GR Nº 5721, de 21 de junho de 2012

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm

http://www.leginf.usp.br/?resolucao=consolidada-resolucao-no-5528-de-18-de-marco-de-2009

Solicitação de Videoconferência para banca Estágio Curricular Obrigatório – Anfiteatro Pau Brasil

ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO

O  principal objetivo do estágio não obrigatório é a preparação do estudante para o mercado de trabalho, incentivando a reflexão sobre esse mercado por meio do aprendizado profissional, portanto, a atividade contemplada nesse estágio deve ser condizente com o projeto pedagógico do curso e ter a anuência de um docente orientador. Essa modalidade de estágio não integra o curriculum pleno, sendo então opcional, entretanto, assim como os estágios curriculares obrigatórios, os não obrigatórios também são regidos pela lei no 11.788 de 25 de setembro de 2008. 

IMPORTANTE: Os estágios obtidos por meio de órgãos de integração só podem ser formalizados se o órgão tiver convênio com a USP. Informe-se antecipadamente com o órgão que oferece o estágio e com o Serviço de Graduação.

Guia para Estágio Não Obrigatório (atualizado em 15/10/2021)

I – Termos de Compromisso

Enviar para o e-mail estagiofmvz@usp.br os termos de compromisso devidamente preenchidos e assinados antes do início das atividades (antecedência de no mínimo 30 dias).

Lembramos que o seguro de acidentes pessoais e a remuneração ou contraprestação são obrigatórios e deverão estar descritos no termo de compromisso, pois são de responsabilidade da instituição concedente.

II – Rescisões (se necessário):