Título da Disciplina
0105103 – Medicina Veterinária em Sistemas de Produção de Leite
Título da Disciplina em Inglês
Veterinary Medicine in Milk Production Systems
Unidade FMVZ
Departamento Interdepartamental
Créditos aula 14
Créditos trabalho 0
Carga horária total 210 h
Tipo Semestral
Vagas 20
Requisitos Prévios Todas as obrigatórias
Requisitos Conjuntos  Nenhum
 
Objetivos
Demonstrar aos alunos os conceitos gerais relacionados à produção, reprodução e saúde de animais em sistemas de produção de leite e desenvolver a capacidade de avaliação crítica de indicadores zootécnicos, econômicos e de saúde, bem como das técnicas de manejo e criação empregadas, possibilitando formação adequada para o exercício de sua profissão.
Programa Resumido
Gestão de sistemas de produção de leite; Criação de Bezerras Lactentes; Criação de Bezerras e Novilhas de Reposição; Manejo de Vacas Secas e em Período de Transição; Vacas em Lactação; Sistemas de Produção de Leite com Búfalos, Caprinos e Ovinos.
Programa
Teórico e prático Gestão de Sistema de Produção de Leite: Tipos de sistemas de produção, estábulos e sistemas de ordenha; Avaliação de indicadores zootécnicos e econômicos; Indicadores de saúde de rebanho: benchmarks de alterações de saúde animal; Ambiência e bem-estar animal na bovinocultura leiteira;Criação de Bezerras Lactentes: Cuidados com o neonato; Estratégias de aleitamento e desmame; Protocolos vacinais e principais alterações de saúde; Novas abordagens e métodos recentes de criação de bezerras lactentes;Criação de Bezerras e Novilhas de Reposição: Estratégias de manejo da alimentação e da reprodução; Principais alterações de saúde e protocolos de prevenção e tratamento de doenças; Melhoramento genético e estratégias de acasalamento;Manejo de Vacas Secas e em Período de Transição: Estratégias de alimentação e manejo; Protocolos vacinais e principais alterações de saúde; Fisiologia de lactação e da reprodução; Cuidados com o parto e procedimentos obstétricos; Efeito do manejo da vaca sobre a saúde do neonato; Vacas em Lactação: Otimização do desempenho produtivo e reprodutivo; Principais alterações de saúde e procedimentos cirúrgicos; Qualidade do leite e saúde da glândula mamária; Estratégias de formulação de rações e de agrupamento; Monitoramento do nível nutricional do rebanho e eficiência alimentar; Estratégias de acasalamento e melhoramento genético;Sistemas de Produção de Leite com Búfalos, Caprinos e Ovinos: Gestão e indicadores de saúde; Manejo e alimentação; otimização do desempenho reprodutivo; Particularidades de manejo.
Docente(s) responsável(eis)
Prof. Dr. Francisco Palma Rennó; Prof. Dr. Fernando José Benesi; Prof. Dr. Marcos Bryan Heinemann; Prof. Dr. Pietro Sampaio Baruselli; Prof. Dr. Rodrigo Romero Corrêa; Prof. Dr. Marcos Veiga dos Santos; Prof. Dr. Enrico Lippi Ortolani; Prof.l Dr. Ed Hoffman Madureira; entre outros
Avaliação
Método
Aulas teóricas e práticas.  
Critério
Prova teórica, prova teórico-prática, trabalho teórico-prático, avaliação de relatórios de aulas práticas. Á definir  
Norma de Recuperação  
Prova teórica.  
Bibliografia
Revista Brasileira de Zootecnia, SBZ, Viçosa; Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, UFMG; Journal of Dairy Science; Journal of Animal Science; Á definir
  Justificativa
A disciplina de Medicina Veterinária em Sistemas de Produção de Leite deve ser criada em função da necessidade do Médico Veterinário ter conhecimentos sólidos em animais de produção, notadamente espécies de animais utilizadas paraa produção de leite e que são consideradas importantes para o Agronegócio do Brasil. Assim, é necessário o conhecimento de técnicas de manejo, criação e de manutenção da saúde de animais para a produção de leite, de forma que os futuros egressos de Medicina Veterinária tenham a formação adequada para o exercício de sua profissão.
Aprovação da Comissão de Graduação: 10/08/2016