0105107 – Medicina Veterinária na Criação de Equídeos
Título da Disciplina em Inglês
Veterinary Medicine in Equine Breeding
Unidade FMVZ
Departamento Interdepartaemental
Créditos aula 14
Créditos trabalho 0
Carga horária total 210 h
Tipo Semestral
Vagas 20
Requisitos Prévios: Todas as obrigatórias
Requisitos Conjuntos Nenhum
Objetivos
Demonstrar aos alunos os conceitos gerais relacionados à produção, reprodução e saúde de animais na criação de equinos, asininos e muares. Desenvolver a capacidade de avaliação crítica de indicadores zootécnicos, econômicos e de saúde, bem como das técnicas de manejo e criação empregadas, possibilitando formação adequada para o exercício de sua profissão.
Programa Resumido
Gestão da produção de equídeos; Criação e Manejo de Potros; Criação e Manejo de Reprodutores.
Programa
Teórico e prático Gestão da Produção de Equídeos: Tipos de sistemas de produção, instalações e equipamentos; Avaliação de indicadores zootécnicos e econômicos; Indicadores de saúde de rebanho: benchmarks de alterações de saúde animal; Ambiência e bem-estar animal na Equideocultura; Estratégias de formulação de rações e de agrupamento; Monitoramento do nível nutricional do rebanho e eficiência alimentar; Gestão e indicadores de saúde; Manejo e alimentação; otimização do desempenho reprodutivo; Particularidades de manejo.   Criação e Manejo de Potros: Neonatologia; Estratégias de desmame; Protocolos vacinais e principais alterações de saúde; Avaliação de desenvolvimento; procedimentos cirúrgicos;     Manejo da Criação: Estratégias de manejo da alimentação e da reprodução; Principais alterações de saúde e protocolos de prevenção e tratamento de doenças; Melhoramento genético e estratégias de acasalamento;   Manejo e Criação de Reprodutores: Estratégias de alimentação e manejo; Protocolos vacinais e principais alterações de saúde; Cuidados com o parto e procedimentos obstétricos; Efeito do manejo da égua sobre a saúde do neonato;   Manejo Reprodutivo: Exame clínico reprodutivo das éguas; Acompanhamento rotineiro do desenvolvimento folicular e das condições uterinas das éguas; Aplicações da ultrassonografia na reprodução equina; Avaliação andrológica dos garanhões; Colheita e processamento do sêmen para a inseminação artificial, refrigeração e criopreservação; Outras biotécnicas da reprodução para otimização da reprodução (indução da ovulação, transferência de embriões).  
Docente(s) responsável(eis)
Prof. Dr. Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso Profa. Dra. Eneiva Carla Carvalho Celeghini  
Docente(s) colaborador(es)
Prof. Dr. Wilson Roberto Fernandes (VCM) Profa. Dra. Carla Bargi Belli (VCM) Prof. Dr. Luis Cláudio Lopes Correia da Silva (VCI) Prof. Dr. Rodrigo Romero Corrêa (VCI) Prof. Dr. Nilson Roberto Benites (VPS) Profa. Dra. Claudia Momo (VPT) Prof. Dr. Rubens Paes de Arruda (VRA) Profa. Dra. Claudia Barbosa Fernandes (VRA) Prof. Dr. Júlio de Carvalho Balieiro (VNP) Prof. Dr. Augusto Hauber Gameiro (VNP)
Avaliação
Método  
Seminários e participação nas aulas.  
Critério  
Média ponderada dos seminários  
Bibliografia
1.          LEWIS, L. D.  Nutrição Clinica Equina – 1. Ed., Rio de Janeiro, Brasil: Ed. Roca, 2000, 720p.   MCKINNON, A.O.; SQUIRES, E.L.; VAALA, W.E.; VARNER, D.D. Equine Reproduction, 2.Ed. Oxford, United Kingdom: Wiley Blackwell. 2 vol., 2011. 3.132 p.   2.         SAMPER; J.C.; PYCOCK, J.; MCKINNON, A.O. Current Therapy in Equine Reproduction. St. Louis, Missouri: Saunders Elsevier, 2006. 219 p. SENGER, P.L. Pathways to pregnancy and parturition. Current Conceptions: Pullman, WA, 1998. 3.          MARTIN-ROSSET, W. Equine Nutrition – 1. Ed., Oxford, United Kingdon: Waningen, 2015, 698p. YOUNGQUIST, R.S. Current Therapy in Large Animal Theriogenology. Saunders: Philadelphia, 1997, 898p.  
  Justificativa
A disciplina de Medicina Veterinária na Criação de Equídeos deve ser criada em função da necessidade do Médico Veterinário ter conhecimentos sólidos em animais de produção que são consideradas importantes para o Agronegócio do Brasil. Assim, é necessário o conhecimento de técnicas de manejo, criação e de manutenção da saúde de animais para a criação de equídeos, de forma que os futuros egressos de Medicina Veterinária tenham a formação adequada para o exercício de sua profissão.
Aprovação da Comissão de Graduação: 10/08/2016